terça-feira, 16 de junho de 2009

De volta para o Passado – em satolep

Retratos de uma cidade é uma verdadeira viagem, em dois sentidos. O primeiro, de viagem no tempo. Pois o livro, apelidado por mim de De Volta Para o Passado - em satolep, (sempre esqueço o título original), reúne fotos Pelotas no período de 1913 a 1930.A outra viagem que falo é no sentido figurativo, pois folhar o livro me faz sentir uma sensação indescritível, (do tipo “bah, que viagem...") remete a uma época completamente diferente da que vivemos, mesmo sendo a poucos anos atrás, como uma nostalgia e saudade do que eu não vivi.


"Sinto hoje em satolep, o que há muito não sentia..."*

A idéia do projeto surgiu de duas professoras da UFPel que tiveram um longo período de estudos na Biblioteca Pública Pelotense, pesquisando e selecionando fotografias impressas no Álbum de Pelotas de 1922 , nos Relatórios das Intendências dos anos de 1914, 1925 e 1928 e nos Almanaques de Pelotas de 1913 a 1915 e de 1917 a 1930.


"Satolep revelada na radicalidade dos ângulos retos; infalível como o relógio alemão na torre sobre o mercado; espalhando-se ao redor como um argumento inexorável"*


No mesmo lugar agora estão os casarões da cidade, o comércio, as igrejas, os colégios, o calçadão da XV, o centro da cidade, hospitais, teatros, praças, e muitos lugares desconhecidos por nós mas que existiram um dia em Satolep, pois sabemos que infelizmente é de costume na cidade, as coisas abrirem e fecharem as portas.


"No fundo, isso tudo é apenas o que o meu olho inventa: satolep".

O resultado da proposta não poderia ser outro, uma verdadeira viagem no tempo imperdível para todos os pelotenses, como um almanaque, para ser muito bem guardado e observado . E além disso, também o livro serve como um objeto de reflexão. Afinal, estamos no presente construindo uma história. E o que vamos deixar para ser publicado nos livros de amanhã sobre nossa cidade?

Ficou curioso?
Enquanto os livros ainda não foram disponibilizados para venda...Existem edições na Biblioteca Pública Pelotense, e nas Bibliotecas da UFPel e UCPel.


* Escolhi frases sobre a cidade para ilustrar a matéria.Todas estas em vermelho são palavras escritas nos livros e nas músicas do nosso ilústre pelotense Vitor Ramil.

Nenhum comentário: