Cultura
Indicado ao Oscar em 2008,o filme “O Complexo Baader Meinhof”, de produção Alemã, dirigido pelo cineasta Uli Edel,retrata a trajetória do grupo armado Der Baader Meinhof. A obra sofreu muitas criticas,como o excesso de romantismo e alguns críticos falaram em adoração ao grupo. A película tem duas horas e meia e é sempre fácil cometer erros. Por outro lado, e o que chama a atenção, são interpretações de Martina Gedeck (Meinhof), Moritz Bleibtreu (Baader) e Johanna Wokalek (Ensslin) que são bem realistas.
Contexto
Nos anos 60 o mundo estava em ebulição. Enquanto os americanos protestavam contra a Guerra do Vietnã e os franceses no monumental Maio de 68, os alemães ainda sem causas próprias, protestavam por problemas internacionais. Eram contra as guerras em Israel e no Vietnã e contra a pobreza no mundo.
Eram também contra o governo da Alemanha Federal onde reviam o nazismo. Esse medo do passado deu um enorme impulso ao movimento socialista e Ulrike Meinhof era a voz do povo. Jornalista de profissão passou das palavras aos atos quando libertou Andreas Baader da prisão. Juntos criaram a Baader-Meinhof, facção que durou quase trinta anos e mudou não apenas a Alemanha, mas o mundo.
É nesse clima que o longa-metragem se desenrola. Se vai chegar em Pelotas? Resta ao público pelotense torcer e cruzar os dedos. Outra opção para ver o filme é a internet, existem muitos sitios que disponibilizam bons filmes.
Ficha Técnica:
Título Original: "Der Baader Meinhof Komplex" (Alemanha, França, República Checa, 2008)
Realização: Uli Edel
Argumento: Bernd Eichinger, Uli Edel (baseado no livro de Stefan Aust)
Intérpretes: Martina Gedeck, Moritz Bleibtreu, Johanna Wokalek, Nadja Uhl, Bruno Ganz
Fotografia: Rainer Klausmann
Música: Peter Hinderthür, Florian Tessloff
Genero: Ação, Biografia, Crime, Drama
Duração: 150 min.
Sítio Oficial: http://www.
Um comentário:
Por que nao:)
Postar um comentário