quinta-feira, 11 de junho de 2009

Filme quente, para o frio: O Complexo Baader Meinhof

Cinema

Na foto: Gudrun Ensslin (Johanna Wokalek) and Andreas Baader (Moritz Bleibtreu) retirada http://blog.cinemaautopsy.com

Cultura

Indicado ao Oscar em 2008,o filme “O Complexo Baader Meinhof”, de produção Alemã, dirigido pelo cineasta Uli Edel,retrata a trajetória do grupo armado Der Baader Meinhof. A obra sofreu muitas criticas,como o excesso de romantismo e alguns críticos falaram em adoração ao grupo. A película tem duas horas e meia e é sempre fácil cometer erros. Por outro lado, e o que chama a atenção, são interpretações de Martina Gedeck (Meinhof), Moritz Bleibtreu (Baader) e Johanna Wokalek (Ensslin) que são bem realistas.

Contexto

Nos anos 60 o mundo estava em ebulição. Enquanto os americanos protestavam contra a Guerra do Vietnã e os franceses no monumental Maio de 68, os alemães ainda sem causas próprias, protestavam por problemas internacionais. Eram contra as guerras em Israel e no Vietnã e contra a pobreza no mundo.

Eram também contra o governo da Alemanha Federal onde reviam o nazismo. Esse medo do passado deu um enorme impulso ao movimento socialista e Ulrike Meinhof era a voz do povo. Jornalista de profissão passou das palavras aos atos quando libertou Andreas Baader da prisão. Juntos criaram a Baader-Meinhof, facção que durou quase trinta anos e mudou não apenas a Alemanha, mas o mundo.

É nesse clima que o longa-metragem se desenrola. Se vai chegar em Pelotas? Resta ao público pelotense torcer e cruzar os dedos. Outra opção para ver o filme é a internet, existem muitos sitios que disponibilizam bons filmes.

Ficha Técnica:

Título Original: "Der Baader Meinhof Komplex" (Alemanha, França, República Checa, 2008)

Realização: Uli Edel

Argumento: Bernd Eichinger, Uli Edel (baseado no livro de Stefan Aust)

Intérpretes: Martina Gedeck, Moritz Bleibtreu, Johanna Wokalek, Nadja Uhl, Bruno Ganz

Fotografia: Rainer Klausmann

Música: Peter Hinderthür, Florian Tessloff

Genero: Ação, Biografia, Crime, Drama

Duração: 150 min.

Sítio Oficial: http://www.thebaadermeinhofcomplex.com/


Um comentário:

Anônimo disse...

Por que nao:)