terça-feira, 28 de julho de 2009

Cidade


A nova gripe e o velho problema...

O crescente número de casos suspeitos de infecção pela Influenza A em Pelotas, expôs um dos maiores e mais antigos problemas do município: A falta de preparo e condições adequadas de atendimento no sistema público de saúde.

A estrutura atual do sistema (velha conhecida de todos mas nunca é demais lembrar) que hoje com 20 suspeitos de infecção já demonstra sinais de sobrecarga e ineficiência, desenvolve-se lentamente em pleno quadro de pandemia no qual já se caracteriza a transmissão sustentada.

O apoio do ministério da saúde e todas as ações de orientação e conscientização promovidas em função da nova gripe, acabaram mascarando muitas carências tanto nas unidades de saúde dos bairros quanto no pronto socorro. No entanto, para quem procura informações ou atendimento nesses locais, a realidade é a mesma de sempre. Agora ainda pior, com o agravante de gripe.

É claro que todo o esforço desempenhado para barrar o vírus deve ser considerado, mas, ainda parece pouco para uma cidade que recebe pacientes de toda a região, no estado com maior numero de casos confirmados até o momento.

* Ainda não se tem casos confirmados da gripe A em Pelotas, apenas os 20 suspeitos.



Foto: Imagem de microscópio mostra o vírus H1N1 (U.S. Centres for Disease Control)

Nenhum comentário: