segunda-feira, 20 de julho de 2009

A representação do exótico

A fauna brasileira foi o tema escolhido pelo artista Mario Schuster para a exposição que fica até o dia 22 deste mês no Corredor Arte do Hospital Escola UFPel/FAU.

Mario Schuster decidiu abordar este assunto por dois pontos de vista diferentes. Um deles é baseado na busca da retratação cientifica da fauna brasileira, exposta no livro HISTORIA NATURALIS BRASILIE, escrito e publicado na Holanda em 1648 por cientistas e artistas que vieram ao Brasil na comitiva de Mauricio de Nassau, estudar a diversidade dos pássaros. A partir destas imagens publicadas no livro, Schuster recriou os pássaros em aquarela sob papel.


Já em tela e tinta acrílica o artista reinventou a natureza com a representação de pássaros de cerâmica. “Nesta segunda parte a admiração possui um caráter meramente decorativo”, comenta .

“É a natureza brasileira vista de duas formas diferentes. Uma com olhar de estrangeiro, onde o estranhamento do exotismo possui um interesse de pesquisa e da busca do conhecimento como forma de admiração. E uma outra, com o distanciamento do natural ”, explica o artista.


Este contraponto, cujo objetivo maior é a reflexão a respeito da realidade em que vivemos, do descaso com a natureza, pode ser visto diariamente no Hospital escola UFpel/FAU (Prof. Araújo, 473) das 7 às 22h. A entrada é franca.

Um comentário:

Reizel disse...

Isso é arte!!! Arte pra bonito, arte pra pensar, pra repensar, re-olhar... Vou visitar, certamente. Parabéns ao artista!