quarta-feira, 1 de julho de 2009

Jornalista por Formação

Diga NÃO a manipulação da informação

Passado
No dia 17 junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) pôs fim a uma conquista de 40 anos dos jornalistas e da sociedade brasileira, tornando NÃO obrigatória a exigência de diploma para exercício da profissão.

Qual o interesse por trás disso tudo?
A decisão é um retrocesso institucional e acentua um vergonhoso atrelamento das recentes posições do STF aos interesses da elite brasileira e, neste caso em especial, aos controladores dos meios de comunicação do país. Além disso é uma ameaça a esses princípios e, inequivocamente, uma ameaça a outras profissões regulamentadas que poderão passar pelo mesmo ataque, agora perpetrado contra os jornalistas.Com a não obrigatoriedade do diploma, as empresas de comunicação podem contratar qualquer cidadão, qualificado ou não, para prestar esse serviço essencial à sociedade.

Quem propôs a derrubada do diploma?
Mesmo entre os veículos jornalísticos que, teoricamente, deveriam apoiar a manutenção do diploma, são encontrados os que são contrários a isso. O jornal Folha de S.Paulo faz parte desse grupo. Em um editorial publicado em 1.º de abril deste ano, o veículo defendeu que “a obrigatoriedade do diploma afronta a liberdade de expressão, diminui a oferta de informação de qualidade e se reveste de anacronismo na era da internet, quando todos têm a oportunidade de apurar e publicar notícias”.

Liberdade de expressão?
O argumento utilizado pelo STF e pelo a grande mídia de “liberdade de expressão” não cabe, pois são os proprietários dos veículos e seus editores quem decide se abre ou não espaço para artigos opinativos escritos por cidadãos sem diploma. O que encontra-se escondido nas declarações dos “donos” das grandes industrias midiáticas é a vontade ainda maior de manipular a informação, além de contratar mão-de-obra barata e despreparada para o exercício de uma profissão que lida com a consciência da sociedade.

Quem perde?
O principal argumento, entre os tantos que se pode levantar para a exigência do diploma de curso de graduação de nível superior para o exercício profissional do jornalismo, é o de que a sociedade precisa e tem direito à informação de qualidade, ética, democrática. Informação esta que depende, também, de uma prática profissional igualmente qualificada e baseada em preceitos éticos e democráticos. E uma das formas de se preparar jornalistas aptos a desenvolver tal prática é através de um curso superior em jornalismo.

E agora?
Estudantes, professores, profissionais e a população brasileira precisam unir forças para pressionar os deputados a votarem a favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que propõe alteração no dispositivo da Constituição Federal, a fim de estabelecer a necessidade de curso superior em jornalismo para o exercício da profissão.Essa alteração na Constituição é a única forma viável de garantir uma imprensa livre, democrática e, sobretudo, com responsabilidade ética para o exercício de seu compromisso social. É a única forma de reparar o equívoco cometido pelo STF ao desregulamentar a profissão.

Como você pode ajudar?
Mande mensagens para os deputados da região para que eles se sensibilizem com a causa. dep.afonsohamm@camara.gov.br (Marta - Assessora em Bagé 012.53.3247.6948)dep.fernandomarroni@camara.gov.br (Luciano e Álvaro que é jornalista - Assessoria em Pelotas 021.53.3229.3013)dep.claudiodiaz@camara.gov.br (Armando Jaekel - Assessoria em Pelotas 021.53.3282.3318)


Estudantes e profissionais de todo o país já foram as ruas...

AGORA É A NOSSA VEZ!!!

PELOTAS 2 de julho - 10h

Nesta quinta-feira (2 de julho) vai acontecer uma grande MOBILIZAÇÃO a favor do DIPLOMA DE JORNALISMO para o exercício da profissão.É a hora de sair às ruas e mostrar que não concordarmos com a queda do diploma e que jornalismo é coisa séria!!!Faça a sua parte e participe desse movimento!

Concentração às 10h em frente ao Chafariz da Andrade Neves com Sete de SetembroLeve seu apito, vá de preto e passe o recado à diante.
Vamos fazer barulho, convide os colegas, amigos, parentes e simpatizantes da causa.


Diretório Acadêmico Vladimir Herzog - Comunicação Social UCPel
Sindicato dos Jornalistas de Pelotas

Nenhum comentário: