terça-feira, 30 de junho de 2009

"Uma tarde na Praça"

Os senhores que jogam xadrez concentrados se despreocupam com a correria alheia. Os engraxates fixam o olhar nos pés dos caminhantes para deixar o brilho no sapato e ganhar um trocado. Os bancos da praça ainda acolhem casais apaixonados que sentam para namorar, amigos para conversar e avulsos, para fumar um cigarro ou falar ao telefone. As pombas caminham a procura de comida e voam para fugir dos pedestres apressados e as crianças correm pela volta do chafariz e muitas vezes parecem ser as únicas interessadas em olhar de perto a água que sai da Fonte das Nereidas.

Estas cenas se repetem todos os dias, no centro da cidade, na Praça Coronel Pedro Osório. Em uma quinta-feira à tarde quatro estudantes de comunicação tentavam não atrapalhar o caminho dos pelotenses, que, com passos rápidos, atravessam a Praça para encurtar caminho e chegar mais rápido ao local de destino. Sem ter tempo para parar, e já tão acostumados com a paisagem, os que passam não percebem a verdadeira beleza em torno deste local.

Apaixonados pela fotografia desde que ingressaram no curso, a idéia dos estudantes foi justamente esta. Mostrar as belezas que temos em torno da praça, que muitas vezes não são valorizadas por serem comuns. “Na verdade sabemos que existem, mas estamos tão acostumados que acabam passando desapercebidas”, comenta Solano Ferreira.

O ponto de referência foi escolhido por ser histórico e turístico, além de ter muitas belezas para fotografar. A mesma tarde foi uma alternativa para Solano Ferreira, Pedro Dias, Rodrigo Nunes e Carolina Silveira, para proporcionar uma melhor interação e para todos terem as mesmas condições de fotografar.
Como sugere o nome da mostra, “Uma Tarde na Praça” é o resultado de um dia em que quatro pessoas se reuniram para fotografar a Praça Coronel Pedro Osório e o que está em sua volta. Cada um de sua própria perspectiva.

O resultado deste trabalho pode ser visitado até o dia 8 de julho no Corredor Arte do Hospital Escola UFPel/FAU (Rua Professor Araújo, 473). A entrada é franca.

Um comentário:

Anônimo disse...

essa eu quro ver
parabens