quarta-feira, 22 de julho de 2009

Direito de resposta na Globo: Leonel Brizola

Mídia

A voz que surgiu do AI-5, voltou-se contra si mesma. Foi um daqueles momentos que servem como símbolos, como instantâneos da história...

"Não reconheço a Globo em matéria de liberdade de imprensa e, basta para isto, olhar a sua longa e cordial convivência com os regimes autoritários e com a ditadura de 20 anos que dominou o nosso país."

Essa é apenas uma parte do desabafo de Leonel Brizola em 1994 em resposta às acusações feitas pela emissora Globo.

Voltei ao tempo e resolvi lembrar algo que talvez muitos ainda não se esqueceram. Um marco na história, sem dúvida. A Globo, mandada por ordem judicial, transmite por mais de três minutos, o jornalista e apresentador Cid Moreira lendo na íntegra a carta de Leonel Brizola no próprio Jornal Nacional, líder de audiência.

Não seria novidade Brizola ter atritos com a emissora. Roberto Marinho, foi um dos empresários que apoiou o Golpe de 1964, golpe responsável por levar Brizola ao exílio. O lucro da emissora foi vasto: transformou o pequeno Jornal O Globo (antes da ditadura militar) a um império do setor de comunicação (durante e após o período da ditadura).

No ano de 1992, Roberto Marinho, em um editorial no jornal O Globo e no noticiário Jornal Nacional, chamou Brizola de "senil". Tudo isso levou Brizola a pedir o que foi lido dois anos depois, em 1994, como mostra o video a seguir.

Para quem já conhece, vale a lembrança.

E para quem ainda não viu, assista e reflita sobre esse sistema tão tendencioso que vivemos. Acho que por alguns momentos, a voz daqueles que buscam um pouco mais de liberdade, igualdade e democracia foi "ouvida", mesmo que contrária em uma rede "aberta" manipulada. Foi "falada", mesmo que sob pressão judicial.

Um comentário:

Luiza M. disse...

muito afudê! faltam jovens que questionem o governo e que lutem pelos seus direitos!!! bom trabalho do blog!