quarta-feira, 8 de julho de 2009

Economia Solidária

Cultura

O tema será debatido semanalmente na programação da RadioCom

A economia solidária, tema já debatido aqui no Satolep é o foco do novo programa que estreou hoje, 8 de julho, na RadioCom 104.5 FM. O projeto é de um grupo formado por seis pessoas
ligadas de alguma forma ao assunto e identificadas com o tema.

O programa que vai ao ar toda quinta-feira da 13h30 as 14h30, aborda essa temática que se tornou uma alternativa para trabalhadores insatisfeitos com a lógica capitalista e desempregados, muitas vezes sem perspectivas de um retorno digno ao mercado de trabalho. A organização associativa de trabalho gera renda de forma democrática e em espírito de igualdade, sem a velha relação vertical que ocorre entre trabalhadores e empresários.

Com o objetivo de discutir os rumos desse sistema capitalista que se encontra em crise, apresentando soluções aos trabalhadores, que sempre são os maiores prejudicados por essa disputa desigual é o que o programa Economia Solidaria – Uma outra economia já existe pretende.

A construção do programa é feita de forma diversificada. O primeiro bloco tenta situar e ampliar o conhecimento do ouvinte sobre economia solidária. O segundo bloco trás entrevista com pessoas vinculadas ao tema, sejam elas empreendedoras ou estudiosos da área. E o ultimo bloco trás dicas de livro, de internet, noticias e músicas relacionadas ao assunto.

Nesse primeiro programa o foco da discussão foi a agroecologia, trazendo o presidente da ARPASUL Nilo Schiavon para uma conversa sobre as dificuldades e a satisfação do trabalho solidário. A Feira Ecológica ARPASUL trabalha com alimentos produzidos sem agrotóxicos e conta com a participação de 27 famílias atualmente.

Na próxima quinta-feira o empreendimento convidado para participar do programa é o FRAGET, projeto que trabalha com reciclagem e artesanato no bairro Fragata.
Fotos: Vanessa Silveira

Se você sentiu vontade de conhecer mais sobre o assunto, acompanhe o programa Economia Solidária – Uma outra economia já existe na RadioCom 104.5 FM toda quinta-feira da 13h30 as 14h30. O e-mail do programa para criticas, sugestões, duvidas e outros é programaeconomiasolidaria@yahoo.com.br



Nas fotos os empreendimentos ARPASUL - Feira Ecológica e FRAGET - Reciclagem e artesanato respectivamente.

7 comentários:

Igor disse...

Nós somos cinco ou seis, Vanessa¿ :P
Sensação de ter sido excluído '-'

keke

Foi muito bom o primeiro programa, espero que os próximos sejam ainda melhores \o/ Informação de qualidade e consciente! pra gurizada ;)

Ediane Oliveira disse...

que amoooor!!

Vanessa Silveira disse...

Valeeu Igor, tinha me enganado mesmo, agora arrumei!!
Informação de qualidade, esse é o nosso foco com certeza!!

Douglas Saraiva disse...

Cadê o post da Didi? Já ta devendo hein! hahahah

Carlos Alberto disse...

Muito bom texto, é isso ai. Acho que conseguimos o que queríamos só o nosso primeiro bloco deu o que falar....
Mas vamos em frente gurizada, essas informações são importantes para os consumidores e para os produtores, trabalhadores da área.
Esperamos ansiosos até quarta que vem.

Grnade abraço

Ediane Oliveira disse...

Doug.. já to com a dívida alta! HAUEHAHUIAHEAUIAEIAU

Anônimo disse...

Sugiro que criem um blog do programa e nesse blog disponibilizem cada programa veiculado, para que quem não teve a oportunidade de ouvir, possa ouvir noutro momento.