quinta-feira, 21 de maio de 2009

A crise do capitalismo e o papel da esquerda

Debate

Em uma segunda-feira (18) chuvosa na cidade Pelotas, aconteceu o debate sobre “A crise do capitalismo e o papel da esquerda”. Para falar sobre assunto foram convidados o Deputado Estadual Raul Pont (PT) e o sociólogo Luís Carlos Lucas, o local onde ocorreu o encontro foi o Auditório Central do Campus I da UCPel (ex-jandirão). Os DCEs das universidades Católica (UCPel) e Federal de Pelotas(UFPel), o gabinete do Vereador Ivan Duarte e o Instituto Mário Alves foram organizadores do evento, que recebeu a presença de um bom público e foi aberto a toda comunidade.

O Debate

Para o Deputado Estadual Raul Pont, “a crise capitalista não tem sua origem somente no crédito imobiliário americano, mas sim, em um processo mais profundo de dimensão mundial, onde as grandes empresas e os banqueiros forjaram lucros exorbitantes em ações investidas na bolsa de valores, esse motivou essa bolha financeria que explodiu e causou tudo isso”.

Já o sociólogo, Luís Carlos Lucas, ressalta “que existe uma campanha internacional dos governos e da grande imprensa afirmando que o pior já passou". A crise, segundo essa linha de pensamento, já estaria terminando, abrindo caminho para a retomada do crescimento. Lucas questionou se isso corresponderia, de fato, a realidade. O sociólogo observou que a crise ainda pode se aprofundar dependendo das ações tomadas tanto pelo poder econômico quanto pelos governos que regem a relação entre o capital e o trabalho.

Conclusão

Logo após a fala dos dois debatedores,foi aberto um espaço onde a platéia pode fazer seus questionamentos. Embora não sendo da mesma filiação partidária, os conferencistas, chegaram a mesma conclusão: Que a crise não é cíclica, é estrutural do capitalismo e será prolongada e profunda. Eles colocaram em xeque os padrões atuais de consumo e os recursos naturais, o equilíbrio do meio ambiente. E ressaltaram também, a necessidade de se debater políticas públicas que garantam a manutenção das mínimas condições de vida digna às pessoas.


Veja nos vídeos abaixo trechos do debate:

Deputado Raul Pont




Professor Luís Carlos Lucas

Nenhum comentário: