quinta-feira, 21 de maio de 2009

Solidariedade também gera renda

Sociedade

Curso prepara monitores para atuar na área da economia solidária em Pelotas

Auto gestão, geração de renda, solidariedade, são algumas das palavras chaves que definem uma das alternativas encontradas por trabalhadores para sobreviver com espírito de igualdade. Segundo alguns autores, como Paul Singer, a economia solidária surgiu como “cooperativismo”, no século XIX, numa resposta aos problemas do capitalismo industrial, e mais recentemente, ao desemprego dos anos 90. Já outros, trabalham com a hipótese de que ela surgiu há muito mais tempo, com os povos primitivos, com sua economia “comunitária”. De qualquer forma, ela continua sendo uma forma de resistência à competição, ao desemprego, ao modo pouco solidário de organização de nossa sociedade. Vários projetos em Pelotas funcionam nessa lógica de valorização do ser humano e são apoiados pela UCPel, que capacita pessoas interessadas em compartilhar conhecimento.

Foto da Feira Ecológica ARPA-SUL
O Curso de Formação de Monitores da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (INTECOOP), que existe há dez anos, começou suas atividades no dia 8 de maio, com uma palestra do professor Antônio Cruz, coordenador da Incubadora, que falou sobre os objetivos do curso, assim como dos projetos existentes na cidade e que necessitam de apoio. Cerca de 60 pessoas participaram das atividades que incluíram também visitas a três empreendimentos de economia solidária da região.


A INTECOOP/UCPel foi fundada em 2000 e seu maior objetivo é trabalhar interdisciplinarmente o saber cientifico com o saber popular, viabilizando uma troca de saberes, e o complemento para a realização do trabalho. Nessa perspectiva existem cinco projetos em Pelotas atualmente incubados: LAGOA VIVA (pescadores da Z-3), FRAGET (seleção de resíduos, Guabiroba), RETRATE (artesanato, vinculada aos Centros de Atendimento Psico-Social/CAPS), COOPRESSUL (artesanato e alimentos naturais), Alternativa de Comercialização (rede de comercialização com onze grupos). O curso é oferecido à comunidade pelo menos uma vez no ano.

Além disso, esta semana, Pelotas recebeu a Feira Itinerante de Microcrédito, organizada pela “EmRede”, que ficou três dias no largo do mercado. Quem passou por lá pode ver a exposição de
produtos comercializados, além de palestras e orientações sobre microcrédito. A cidade conta com duas instituições que oferecem crédito para quem quiser começar um empreendimento, a Credsocial, no Centro, e a Juriti, no loteamento Dunas.


Na foto Nilo Schiavon fala sobre o projeto ARPA-SUL que surgiu em 1995 com a finalidade de fornecer um espaço para agricultores familiares venderem seus produtos ecológicos. Esse projeto passou pela incubação e agora caminha com suas próprias pernas.
*A feira é montada três vezes por semana:
Terça-feira: Av. Bento Gonçalves (manhã)
Quinta-feira: Largo do mercado (tarde)
Sábado: Av. Dom Joaquim e Av. Duque de Caxias (manhã)

Consuma alimentos ecológicamente corretos, eles não possuem agrotóxico, assim não prejudicam a sua saúde.

Um comentário:

Carlos Alberto disse...

Vanessa muito bom o texto.
Lembrando que mais informações sobre a Incubadora pelo telefone 21281580 ou pelo email:intecoopucpel@gmail.com
Grande abraço solidário